O QUE É CURRÍCULO
O currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionada em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.
O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados.
Historicamente temos vivido um currículo que foi sendo determinado em função de uma organização disciplinar sendo naturalizado na escola e com isso perdendo a dimensão de ter sido produzido por sujeitos que fizeram escolhas, que expressavam interesses, valores, formas de pensar.
Se currículo implica em expressão de interesses (muitas vezes conflituosos e difíceis de serem equacionados) concepções, idéias, relações de poder, a escola ao assumi-lo enquanto artefato sócio-cultural se coloca na função de produzir conhecimento (que leva em conta as diferenças culturais), de definir sua forma de organização, de realizar e com responsabilidade suas escolhas numa dinâmica que exige o envolvimento de todos os que dela fazem parte.